Vidro Laminado: Saiba qual o processo de fabricação e onde aplicar


O vidro laminado oferece mais segurança que os demais, pois é composto por uma ou mais camadas de vidros intermediárias que podem ser compostas de polivinil butiral (PVB) ou etileno vinil acetato (EVA).

Quando quebrado esse tipo de material fica preso nessas camadas intermediárias oferecendo maior segurança no momento da instalação, pois sua camada produz um tipo de teia de aranha que se forma quando o vidro não sofre um grande impacto.

O vidro laminado é geralmente utilizado em projetos que exigem uma maior resistência do material como: Pisos, escadas, guarda-corpos, visores de piscinas e coberturas.

Conheças alguns tipos de vidros laminados e porque eles podem ser ideias para o seu tipo de projeto.

Vidro Multilaminado

Alguns tipos de instalações exigem vidros mais resistentes é o caso de itens como pisos, escadas, piscinas que precisam ser instalados com mais chapas de vidros tornando aplicação dos multilaminados ideal para esses tipos de objetos, pois esse tipo de material se torna muito resistente devido ao seu processo de beneficiamento, unindo várias camadas de vidros intercaladas com películas de PVB e outros.

Esse tipo de vidro pode ser produzido baseados em cálculos que determinam a sua dimensão através de cargas exercidas e espessura desejada de acordo com cada projeto.   

Vidro temperado-laminado

O vidro temperado-laminado é realizado a partir da laminação de peças de vidros temperados. A junção dos dois tipos de vidro potencializa as qualidades dos dois produtos que reforçam a segurança do material que possui características únicas para vários tipos de aplicação.

O vidro temperado-laminado é cinco vezes mais resistente que um vidro laminado comum com as mesmas dimensões. 

Além disso, esse tipo de vidro pode bloquear até 99% da radiação UV , tornando possível a criação de diversas variações no vidro laminado através de combinações com vários tipos de vidros.

A utilização de películas coloridas de PVB podem ser realizadas nesse tipo de vidro principalmente para gerar outras cores e oferecer opções diversificadas para empresas que buscam inovar em projetos de decoração.

Outro aspecto positivo é que o vidro temperado laminado é ideal para locais que precisam de um ambiente silencioso, pois o seu material proporciona um maior isolamento acústico em relação ao vidro comum, podendo ser otimizado com o uso do PVB acústico, fato que contribui para diminuir as vibrações sonoras do vidro. 

Esse tipo de vidro laminado pode ser aplicado em diversos itens como: 

Guarda-corpo autoportante, pisos de vidro, degraus de escada, coberturas de vidro, clarabóias de vidro, visores de piscina e aquários, fachadas de vidro, entre outros.

Processo de fabricação do vidro laminado

Saiba o passo a passo até o vidro laminado chegar em seu destino final:

  • Corte das lâminas de vidro e acabamento das bordas;

  • Higienização das lâminas com material adequado para controle de adesão e secagem;

  • O vidro laminado pode ir para dois tipos de processos: O de curvação ou para montagem em caso de ser plano; 

  • Para montagem do vidro o ambiente precisa estar higienizado e se o material é de PVB o local deve utilizar um desumidificador de ar e a temperatura controlada, mas se o material é composto por EVA deverá ter somente a temperatura controlada;

  • Selagem das bordas para eliminação de possível ar entre as lâminas, através de vácuo por bolsa, anel de silicone ou rolos pressores;

  •  A finalização do processo de fabricação se dá através da utilização de pressão positiva ou negativa sendo que PVB  pode ser concluído através do processo de pressão positiva e do tempo através da autoclavagem. Já o EVA deve possuir uma estufa específica com sistema de vácuo de aquecimento e resfriamento;

  • Por último o vidro deve passar por uma inspeção técnica que vai analisar se ele segue todas as normas vigentes e se pode ser repassado para os fornecedores.  

Precisa de máquinas ou acessórios para vidro ? Entre em contato e realize um orçamento.

 


Comentários