Ventosas são importantes no processo de manuseamento do vidro


Uma das formas mais comuns e seguras de realizar a movimentação do vidro é através da de ventosas, que funcionam a vácuo, por sugação pelo contato. O método é muito eficiente em peças lisas como o vidro, tanto no deslocamento vertical como horizontal. 

 

Os modelos de ventosas acompanham a variedade de tamanhos e espessuras das chapas de vidro. As principais diferenças estão no tamanho da estrutura, diâmetro a quantidade de ventosas. 

 

As ventosas podem ser manuais, sendo comum em três versões: simples, com um ponto de sucção; dupla, com dois pontos de sucção; e tripla, com três pontos de sucção. As versões manuais costumam suportar a partir de 20kg. 

 

Para chapas muito pesadas, há as ventosas automáticas, disponíveis em equipamentos de movimentação e içamento do vidro. Algumas chegam à capacidade de suportar chapas de vidro com mais de uma tonelada, através de várias ventosas provocando a sucção simultaneamente. 

 

Há ventosas com até 12 pontos de fixação. O corpo da ventosa costuma ser em alumínio ou plástico sólido e o ponto de sucção emborrachado. A liberação da chapa é feita por meio de uma botoeira. 

 

A utilização errada da ventosa para vidro pode danificá-la e diminuir sua vida útil. Por isso, é importante seguir as recomendações dos fabricantes e não viciar o equipamento na posição de sucção por muito tempo quando está fora de uso. 

 

A ventosa vidro é de fácil manuseio e garante a segurança na movimentação do vidro, que, apesar de resistente, também é um material frágil, podendo ser danificado nesta manipulação. 

 

Escolha um produto feito com matéria-prima de qualidade, de marcas de sua confiança. Gusmão oferece ventosas manuais e motorizadas para manuseio do vidro.

 

O corpo da ventosa costuma ser em alumínio ou plástico sólido e o ponto de sucção emborrachado. A liberação da chapa é feita por meio de uma botoeira. A utilização errada da ventosa para vidro pode danificá-la e diminuir sua vida útil. Por isso, é importante seguir as recomendações dos fabricantes e não viciar o equipamento na posição de sucção por muito tempo quando está fora de uso.  

 


Comentários