Vantagens de utilizar o vidro duplo


O vidro duplo, também denominado insulado, é um material composto por duas ou mais chapas de vidro. 

Intercalada por uma câmara de ar, é um vidro bastante resistente. Sua principal funcionalidade é isolar o som entre o ambiente interno e externo. 

Benefícios do vidro insulado: 

1- Isolamento acústico 

A função do vidro duplo é isolar o som de um ambiente para outro. As camadas de vidro e de câmaras de ar funcionam como barreiras para a propagação das ondas sonoras. 

A cada camada, o som perde mais ainda sua força e atravessa para o outro lado, chegando com uma intensidade bem menor depois de ter se dissipado.

2- Controle térmico 

Da mesma forma que isola o som, o valor também é dissipado, perdendo sua intensidade ao atravessar para o lado interno do ambiente.

Assim, o vidro duplo ou insulado também funciona como isolante térmico, proporcionando mais conforto e economia de energia. 

3- Maior resistência

Por ser composto de duas ou mais chapas de vidro, o insulado acaba sendo um material mais resistente mecanicamente. 

Um vidro duplo é também mais resistente, principalmente quando composto por chapas de espessura maior, que têm o objetivo de proporcionar um desempenho maior no isolamento, seja acústico ou térmico. 

Como é feito o vidro duplo

O sistema de envidraçamento duplo combina duas lâminas de vidro, ligadas por um perfil de alumínio com uma camada interna de ar desidratado. 

A câmara de ar é criada por um espaçador em alumínio. Existem câmaras de ar de 6, 8, 10, 12, 16 ou 24mm. 

Dentro do perfil de alumínio, há um hidrossecante para garantir a ausência de umidade, pois se houver troca de ar, o vidro irá com o tempo embaçar e não será possível limpar por dentro. 

Para obter o vidro duplo podem ser combinados diversos tipos de vidro. Podem ser associados vidro comum e temperado, comum e laminado ou dois laminados, ou  ainda incluir vidros com valor agregado, como de controle solar, ou coloridos. 

Algumas aplicações 

- Locais barulhentos 

A especificação do vidro duplo vai depender da intensidade sonoro de onde o empreendimento foi constituído, seja residencial ou comercial. 

Quanto mais barulhento o lugar, mais eficiência será necessária. 

O desempenho de um vidro duplo depende de uma série de fatores, como quantidade de chapas, espessura de cada uma delas e espessura da câmara de ar. 

A esquadria  e até a alvenaria também interferem no isolamento. O sistema pode estar perfeito e o som vazar pela alvenaria se não for bem construída ou a parede for muito fina.

A escolha da esquadria também é importante, de nada adianta um vidro eficiente se a vedação não for boa ou de alguma forma o som passar pela esquadria.

- Divisórias de salas de reunião 

Uma tendência na arquitetura corporativa são os fechamentos em vidro para permitir a separação de ambientes sem perder a visibilidade e integração entre as várias áreas da empresa. 

Em salas de reunião onde há bastante conversação e consequente barulho, são bastante demandados os vidros duplos para trazer este conforto acústico tanto de fora para dentro como de dentro para fora. 

- Estúdios de música 

No caso dos estúdios, tanto de música como de outros tipos de gravação, a ideia é isolar o som de dentro para fora para que este ambiente não seja o causador da poluição sonora. 

- Clínicas, hospitais e hotéis 

A utilização de vidros duplos em locais de descanso onde é necessário dar tranquilidade aos frequentadores também é bastante indicada.


Comentários