Saiba quais são os tipos de cortador de vidro e como garantir um corte preciso


Em formato de caneta, o cortador de vidro é uma ferramenta pequena, com cerca de 15cm, fácil de ser transportado, e que não pode faltar na maleta de um vidraceiro para pequenos ajustes necessários ao instalar uma porta ou janela de vidro.

 

Existem diferentes tipos de cortador de vidro. Um dos mais utilizados por vidraceiros é o cortador de vidro com ponta diamantada, que se fixa firmemente no material e corta vidros de até 10mm. Sua vida útil é longa, podendo cortar mais de 10kg de vidro.

 

Outro tipo de cortador de vidro é o de rolo, feito de uma liga extremamente dura de cobalto e tungsténio. O número de rolos de corte pode ser diferentes, mas os mais comuns são os de 4 a 6 pedaços. Indicado para vidros de até 7mm de espessura.

 

Nem todos os cortadores de vidro vem com sistema de reservatório de lubrificação. Alguns dos produtos utilizados como lubrificante é o óleo e o querosene, inseridos através de bisnaga dosadora, que acompanha alguns produtos disponíveis no mercado. Há modelos para cortes retos ou curvos.

 

Escolher um cortador de vidro de qualidade é importante para garantir um corte preciso e acabamento perfeito, sem comprometer o resultado final de uma instalação. Com um produto bom em mãos, é importante seguir algumas dicas de procedimento. 

 

Se o cortador de vidro for do modelo sem reservatório para lubrificante, vale passar, com a ajuda de pincel mesmo, um pouco de querosene nas pontas para melhorar a eficiência e durabilidade do cortador de vidro.

 

Segure o cortador de vidro firmemente, fazendo uma pinça com o polegar e dedos indicador e médio. Impulsione firme o suficiente para a precisão, porém não tanto para poder fazer o movimento de forma suave.

 

O cortador de vidro vai promover uma risca no local em que determinou o corte e, após uma leve pressão, é possível induzir a quebra da peça inteira no ponto indicado.

 

 

 


Comentários