Saiba quais são os fabricantes de vidro plano no Brasil


Descoberto há milhares de anos, o vidro é um material com múltiplas aplicações em diferentes setores, da indústria alimentícia e farmacêutica aos segmentos de eletroeletrônicos, automotivo e construção civil. Na arquitetura, é o responsável por criar projetos modernos e funcionais.

Há uma infinidade de tipos de vidros, com visuais e funcionalidades distintas para cada necessidade. Porém, a base para a fabricação de todos os vidros é o vidro plano, também conhecido como vidro float ou vidro comum. 

O vidro plano pode ser incolor ou em cores, como verde, fumê e bronze. A partir dele, as beneficiadoras transformam o material para criar vidro temperado, vidro laminado, insulado, colorido, de controle solar, espelhos, entre muitos outros. 

No Brasil, o vidro plano é produzido em diversos tamanhos e com espessuras que variam de 2 a 19 mm. A indústria avançou e hoje produz vidros com pouca distorção e superfície muito plana. 

Existem centenas de transformadoras de vidro no Brasil, mas fabricantes da matéria-prima, o vidro plano, há somente quatro empresas, todas equipadas com alto nível de tecnologia: Cebrace, AGC Brasil, Vivix e Guardian Glass. 

Cebrace 

A fabricação do vidro plano no território brasileiro começou em 1974, com a chegada da fábrica Cebrace, em São Paulo. 

Join-venture entre Saint-Gobain e a NSG/Pilkington, é a maior produtora de vidros e espelhos da América do Sul. 

Hoje, a fabricante tem três unidades em território nacional: Barra Velha, em Santa Catarina, Caçapava e Jacareí, ambos em São Paulo. 

Guardian Glass

No Brasil de 1994, a Guardian Glass é uma das maiores fabricantes mundiais, presente em mais de 25 países. 

Com fábricas em Tatuí, em São Paulo, Porto Real, no Rio de Janeiro, a fabricante é especializada em vidro plano resistente e com desempenho térmico, resultado de muito investimento em alta tecnologia. 

Vivix Vidros Planos

Com capital 100% nacional, a Vivix Vidros Planos, empresa do Grupo Cornélio Brennand, produz vidros planos, com moderna tecnologia e alto padrão de qualidade. 

Localizada no município de Goiana, em Pernambuco, a fábrica da Vivix utiliza uma tecnologia inédita no Brasil, a L.E.M.™ (Low Energy Melter™), a qual permite à empresa ter um processo de produção bastante eficiente do ponto de vista energético. 

A empresa possui também uma usina de beneficiamento em Pedras de Fogo, na Paraíba, para extração e controle de matérias-primas de suas próprias minas, o que permite controle de todo processo construtivo e qualidade final dos produtos.  

AGC Brasil

Resultado do investimento de R$2 bilhões na primeira subsidiária do Grupo AGC no país, a AGC Brasil produz quase 1.500 toneladas de vidro plano por dia. Localizada em Guaratinguetá, interior de São Paulo, desde 2013, o parque fabril tem mais de 150 mil m² construídos, em uma área total de 750 mil m². 

A planta é equipada com maquinário de ponta, entre eles dois fornos de vidro float, para uma produção segura e automatizada. A AGC Brasil também produz vidro pintado e vidro de controle solar. 

 


Comentários