Saiba como manusear o vidro de forma adequada


O manuseio e transporte de vidros são atividades comuns na rotina das vidraçarias, distribuidoras e outras empresas do setor vidreiro, porém é uma etapa delicada, que exige muita atenção para garantir o resultado esperado. Poucos deslizes na execução desses serviços podem oferecer danos à mercadoria e provocar graves acidentes tanto ao profissional quanto ao cliente.

Como prevenir sempre é o melhor remédio, tomar pequenos cuidados podem livrar a sua vidraçaria de graves problemas. Pensando nisso, a GR Gusmão separou algumas dicas para manusear o vidro de forma adequada

Segurança é fundamental para vidraceiros e clientes

Garanta que o manuseio do vidro seja feito de forma segura através do uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como:

– Óculos de segurança; 

 – Luvas anticorte;

 – Mangotes anticorte;

 – Bota com biqueira;

  – Capacete (quando as peças forem carregadas em grandes alturas).

Transporte o vidro sempre na vertical 

O vidro é um material frágil e para manter a sua segurança, sem trincas ou riscos, é importante fazer o transporte de forma adequada. 

A recomendação é que o material seja sempre transportado na vertical e por ordem decrescente de tamanho dos vidros, ou seja, primeiro os maiores, em seguida os médios e por último os pequenos em casos dos que possuem furos, eles devem estar voltados para cima.

Cuidado redobrado entre as peças de vidro

O vidraceiro deverá ter muita atenção no momento de depositar os vidros no estoque ou em carretas. Evite o contato direto entre uma peça e outra, apostando em protetores para vidros, como o plástico bolha ou o papelão. Proteja cantos e bordas.

Equipamentos de transporte para vidro

Existem inúmeros equipamentos para o transporte do vidro. Para o vidraceiro evitar surpresas desagradáveis ou acidentes durante o manuseio, é importante estar atento à fixação e durabilidade de cada um deles.

Uma das maneiras mais seguras para movimentar pilhas de vidro é a cinta de aço. Outro equipamento indicado para o transporte de vidro, é o balancete. Com ele, é permitido adaptar o equipamento para a movimentação de apenas uma chapa. Há também os cavaletes para espelhos e laminados.

O importante é assegurar que os vidros estejam bem amarrados e fixos para evitar balanços indesejados. Essa fixação pode ser feita através de cintas ou qualquer outro método que ofereça firmeza.

Carga e descarga de vidro

Para carregar ou descarregar vidro, é recomendável utilizar equipamentos apropriados como ventosas automáticas ou manuais. Esse procedimento reduz danos, como riscos, trincas e até mesmo, a perda do material. 

Porém, depende muito do tamanho da chapa, caso seja pequena, o processo poderá ser feito de forma manual.

Uma recomendação importante é fugir dos improvisos, como as rampas de tábua ou qualquer outra manobra que ofereça riscos de queda.

Precisa de equipamentos de qualidade para transportar o seu vidro ?

Conheça os equipamentos da GR Gusmão e adquira os melhores equipamentos do mercado vidreiro. 


Comentários