Saiba como evitar acidentes em sua vidraçaria


O vidro é um dos materiais mais requisitados pelo setor arquitetônico e disso muitos já sabem, porém, até chegar ao cliente esse material passa por diversas etapas. 

Uma dessas etapas é o corte de vidro e assim como todo o processo, realizar esta tarefa exige atenção, capacitação e cuidado extremo. Sabendo disso, nós da Gusmão, decidimos separar algumas dicas importantes sobre o corte de vidro e todo seu processo. 

Equipamento de proteção individual 

Não existe a possibilidade de falarmos de manuseio e corte de vidro e não abordamos sobre a obrigatoriedade dos EPI’s. 

Todo profissional que for desempenhar funções relacionadas ao corte de vidro deve estar munido de proteção, algumas delas são: 

  • Óculos de segurança; 

  • Luvas Anticorte; 

  • Avental anticorte de corpo inteiro; 

  • Mangote anticorte; 

  • Bota com biqueira; 

  • Capacete; 

  • Protetores auriculares adequados ao nível de ruído; 

  • Caneleira de proteção anticorte; 

Utilizar estes equipamentos tornarão a experiência de trabalho mais tranquila e segura. 

Cuidado com manuseamento do vidro 

Por mais incrível que pareça, grande parte dos acidentes que ocorrem em fábricas, muitas vezes se dão por conta de imprudência. 

Optar por fazer coisas que seriam necessárias mais do que uma pessoa, por conta própria, é colocar não apenas um risco de prejuízo do negócio em suas costas, como também de sua saúde. 

Vidros de tamanho médio ou grande precisam ser carregados por, no mínimo, duas pessoas. Se possível, com equipamentos adequados, como pórticos, pinças ou balancins. 

Lembre-se que um trabalho bom é realizado focado na qualidade, e de nada adianta gerar bons resultados se isso causa péssimos reflexos para sua saúde. 

Higienize o local de trabalho de forma segura 

Um ambiente bagunçado e sujo irá refletir em um serviço igual. Para preservar a qualidade do serviço, deve ser dada a mesma atenção ao ambiente. 

O acesso de pessoas na área de corte deve ser restrito e a limpeza deve ser caprichada! O chão deve estar limpo, sem cacos de vidro ou quinas expostas no corredor de passagem. 

Ao final de cada serviço é importante retirar os detritos espalhados, são justamente esses pequenos descartes que causam confusões. 

Sobre o corte de vidro 

Esse é o momento em que a concentração deve estar no que está sendo feito e nada mais. Além disso, sempre buscar trabalhar de forma segura fará com que você sempre trabalhe. 

Alguns cuidados como não subir na mesa na ação de corte farão com que você não se coloque em riscos. No caso dos laminados, por exemplo, o corte deve ser feito por duas pessoas. 

Uma valiosa dica para corte de vidro também é não utilizar de produtos combustíveis no momento de destaque do vidro. Em vez disso, use óleo de corte. Mas, atenção: nunca use os feitos de produtos à base de petróleo ou de seus derivados. 

Vidro cortado, e agora? 

Uma dica importante para o corte de vidro é a questão do armazenamento. Um dos momentos em que mais é necessária a atenção do profissional. 

A área de corte de vidro não pode ter chapas e peças encostadas na parede. Elas devem ser armazenadas em espaço próprio, como cavaletes. Além disso, a área de transporte delas precisa estar isolada sempre que forem manuseadas. 

Para mais dicas importantes de corte de vidro, acesse nosso site.

 


Comentários