Para que servem os rebolos diamantados para vidro?


 

Por se tratar de um material nobre, o vidro precisa de um acabamento impecável. Esta etapa do processo é uma das mais importantes, pois dará brilho ao material e uma aparência perfeita, especialmente nos cantos e bordas.

 

Para esta fase da lapidação e polimento do vidro são utilizados os rebolos, ferramentas cortantes compostas de abrasivos granulados que servem para dar o acabamento polido nas bordas dos vidros. Toda lapidação é feita com rebolos fabricados a partir de uma combinação de abrasivos, como o diamante, e ligas, que podem ser metálicas ou de outros compostos.

 

Os rebolos são ferramentas circulares, em forma de disco, revestidas de materiais abrasivos que possuem a capacidade de cortar, afiar, desbastar e polir. Os rebolos podem ter vários diâmetros e espessuras.

 

Existem diversos tipos de rebolo, cada um feito de um material diferente e para finalidades distintas que se complementam neste processo de acabamento do vidro. Os tipos de rebolo mais comuns são o diamantado, o resinado, o de polimento e feltro.

 

rebolo diamantado para vidro

 

Diamantados

Um dos principais tipos de rebolo é o rebolo diamantado, fabricado com diversos grãos de diamantes, como o próprio nome indica, um poderoso material abrasivo. O rebolo diamantado é feito com milhares de grãos abrasivos de diamante sintético industrial. Essa camada de diamantes tem alta capacidade de corte afiado, que em conjunto executam um trabalho de alta produção e com alto padrão de qualidade e de acabamento.

 

Os rebolos diamantados são normalmente utilizados para desbaste e polimento em diversos materiais rígidos, como pedras preciosas, cerâmica, grafite e o vidro, em espessuras grosso, médio e fino. O diamante é utilizado em diversas ferramentas de corte e lapidação devido à sua dureza e abrasividade.

 

O diamante é utilizado como abrasivo desde a antiguidade. Desde a construção das pirâmides do Egito o homem utiliza os diamantes para perfurar, cortar e polir rochas. Hoje encontramos produtos com alta performance para execuções variadas, como para lapidação do vidro.

 

O rebolo diamantado é o mais eficaz dos tipos de rebolo, pois possui uma enorme resistência. Os rebolos diamantados são fabricados com diferentes concentrações e tipos de diamantes, adequados de acordo com o material a ser trabalhado.

 

Os rebolos diamantados para vidro proporcionam ótimo acabamento, maior rendimento, menor esforço do operador, menos desgaste da máquina e segurança.

 

Equipamentos

Os rebolos diamantados são normalmente utilizados com o auxílio de uma lixadeira ou politriz para fazer desbaste. A lapidação pode ser manual com o auxílio de lixadeiras ou através de máquinas lapidadoras. Nas máquinas automáticas, quanto maior o número de rebolos e menor a velocidade de lapidação, melhor será o acabamento.

 

desbastadora pneumática

Desbastadora pneumática

 

lapidadora bilateral para vidro

Lapidadora bilateral para vidro

 

Os rebolos diamantados da Gusmão têm com fabricação de alta performance e nano tecnológica, uma tecnologia específica para o segmento vidreiro. A Além dos rebolos diamantados, a Gusmão possui todos os tipos de rebolo para acabamento, com uma linha de produtos de qualidade superior e ótimo rendimento. Confira aqui.

 

Segurança e durabilidade

Para segurança do operador, durante a lapidação manual as máquinas que operam com o rebolo diamantado ou qualquer ferramenta abrasiva devem ter capas de proteção. Durante a verificação deve evitar que outras pessoas permaneçam no raio de perigo do rebolo. Também não devem ser utilizados rebolos maiores do que a máquina suporta e a pressão não deve ser excessiva e no sentido indicado para cada trabalho.

 

O operador deve obrigatoriamente utilizar EPIs - Equipamentos de Proteção Individual, como óculos de segurança, luvas e avental de raspa. Os rebolos devem ser armazenados adequadamente para manter sua integridade e eficiência, preferencialmente em prateleiras  construídas para esse fim, mantidas em local apropriado, livre de umidade excessiva e sem incidência direta da luz solar.

 

 

 


Comentários