O que é óxido de cério?


Utilizado no acabamento de vidros e espelhos, o óxido de cério é uma substância em pó, extraída da terra rara cério, geralmente apresentado na cor amarelo claro, quase branco, formado pela calcinação de oxalato de cério ou hidróxido de cério.

 

De fórmula CeO2, é um produto de alta performance muito aplicado para polimento e lapidação, para dar brilhos aos vidros e espelhos, assim como fazer acabamento de bordas e para remover riscos superficiais, proporcionando um resultado duradouro.

 

O produto, além de ser aplicado manualmente, também pode ser usado por meio de máquinas para lapidação. Basta aplicar o óxido de cério em feltros ou rebolos e lustrar o material com cuidado para não danificar o vidro.

 

Para a segurança do profissional, seu manuseio deve ser feito com os devidos equipamentos de proteção, luvas para proteger as mãos e a pele e óculos para preservar os olhos do contato com o produto tóxico, que pode causa bastante irritação.

 

Concentração e temperatura

O óxido de cério é um excelente polidor de alto brilho para vidros e espelhos, entre outros materiais como pedra e cerâmica, mas sua eficiência depende, além de sua concentração, da temperatura.

 

O polimento é realizado por meio da ação química do óxido de cério em conjunto com a ação mecânica do processo de polir. A movimentação repetitiva gera calor que ativa o processo de polimento.

 

Em temperaturas baixas o produto não é eficiente, ele precisa deste calor, mas que também precisa ser dosado, pois uma temperatura alta demais pode secar o produto.

 

Geralmente para pequenos riscos uma pequena quantidade é suficiente, mas,  dependendo do objetivo, a quantidade de produto deve ser dosada. A concentração de óxido de cério é baseada na densidade da suspensão, aquecida à temperatura de cerca de 30°C e medida em graus Baume, através de um densímetro, considerando as devidas proporções.

 

Para limpeza e superfícies, o indicado é a concentração de 1° Baume. Se o objetivo for fazer acabamento bisotê ou lapidação no vidro, a quantidade sobe para de 3 a 5 ° Baume.

 

É importante utilizar a concentração equilibrada de óxido de cério para cada caso para não gerar desperdício pelo excesso de produto, pelo tempo desprendido e gasto do equipamento de polimento, assim como alcançar resultado indesejado de má qualidade pela baixa concentração.

 

 

O melhor óxido de cério do mercado

A GR Gusmão comercializa o produto, oferecendo o melhor óxido de cério do mercado, que garante alta eficiência em polimento, e ainda pelo preço mais vantajoso.

 

A empresa disponibiliza o óxido de cério na versão branca, a mais utilizada para retirar riscos superficiais dos vidros, e a rosa, que tem o objetivo de oferecer verdadeiro em espelhos.

 

Para fazer uma cotação, clique aqui, ou para mais informações entre em contato pelos números (11) 3998.2020 - (11) 2339-2643 - (11) 2339-2635 - (11) 9.8600-0443 TIM (11) 9.9892-8923 VIVO


Comentários