Em quais máquinas para beneficiamento do vidro investir?


A partir do vidro float, é possível criar diferentes versões do vidro, trabalho desenvolvido pelas beneficiadoras de vidro. 

Este trabalho exige uma série de máquinas para beneficiamento do vidro. Vamos falar neste artigo sobre as etapas do processamento do vidro plano e em quais equipamentos é necessário investir.

O beneficiamento de vidros é o processo de transformação do vidro float em peças lapidadas prontas para instalação. O vidro pode se transformar em temperado, laminado, duplo, serigrafado, entre outros tipos. 

 

Tipos de beneficiamento

Furação, recorte, lapidação, corte, laminação, insulamento.

 

Beneficiamento mínimo

Corte:

O corte é uma das etapas mais importantes do beneficiamento do vidro, pois por causa dele que temos a melhor lapidação do vidro.

Furação e recorte

Em caso de projetos que necessitem de instalação com ferragens, será necessário que haja furação ou recorte nos vidros, é o caso das portas pivotantes.

Lapidação:

A lapidação é utilizada para modelar as bordas do vidro dando um acabamento que facilita seu manuseio e o torna mais seguro.

 

A transformação do vidro

Têmpera:

No forno de tempera o vidro será aquecido até uma temperatura de aproximadamente 600 graus Celcius e logo em seguida resfriado por sopradores de ar, que reduzem a temperatura drasticamente para menos de 100 graus Celcius, tornando-o até 5 vezes mais resistente que o comum. Por esse motivo, os vidros temperados são considerados de segurança.

Laminação

Já a laminação nada mais é do que a junção de dois ou mais vidros fortemente interligados sob calor e pressão por uma camada de polivinil butiral (PVB), que é utilizado em locais que necessitem de proteção ao usuário como coberturas ou guarda-corpo.

Em caso de quebra, os fragmentos ficam presos à película evitando que os estilhaços sejam lançados.

Insulamento

O insulamento é feito a partir da união de dois ou mais vidros intercalados por uma câmara de ar hermeticamente vedada, essa câmara de ar torna o produto um excelente isolante térmico e acústico.

O vidro insulado pode ser usado em fachadas, coberturas e em aplicações mais específicas como adegas e saunas por exemplo.

 

Produtos da Gusmão que realizam esse processo: 

Furadeira: 

 

 

Lapidadoras: 

 

 

Cortes:  

 

 

 

 


Comentários