Descubra como aumentar a preservação do vidro através do armazenamento correto


A instalação e o manuseio de vidros são processos que exigem muito cuidado para que as peças não sejam prejudicadas. Porém, o armazenamento de vidros na vidraçaria também pode prejudicar as peças caso não seja feito da forma correta. 

Por isso, existem normas estabelecidas pela ABNT que indicam as medidas ideais para aumentar a preservação do vidro.

Leia esse artigo preparado pela GR Gusmão e descubra um pouco mais a respeito delas. Abaixo, você poderá observar como fazer o armazenamento de vidros na sua empresa de forma correta, além de cuidados extras no manuseamento.  

Conheça as normas sobre o armazenamento de vidros na vidraçaria

Segundo as normas, as orientações listadas devem ser seguidas para garantir o melhor armazenamento de vidros na vidraçaria. A primeira recomendação diz respeito ao local do armazenamento, o local deve estar limpo e preparado para receber o material. É necessário ainda que o ambiente seja constantemente ventilado e esteja livre de produtos químicos e poeiras que podem prejudicar o vidro.

A segunda recomendação da norma diz a respeito tanto ao armazenamento quanto ao transporte. Nas duas situações, as peças devem ser separadas por intercalários, ou seja, protetores que podem ser feitos de borrachas, cortiças ou papelões de modo que as superfícies fiquem protegidas. 

A inclinação do material tem um valor específico com um ângulo entre 4 e 6 graus. 

As peças de tamanhos diferentes devem ter tanto as superfícies quanto as bordas protegidas. Assim, evita que pontos de pressão entre uma peça e outra sejam criados.

Para que a ventilação das peças não tenha danos, as pilhas devem ser cobertas de forma que não estanque.

O sistema de cavalete, onde os vidros são armazenados deve ter a base inclinada ou paralela ao chão. Por outro lado, em casos de vidros especiais, como insulados, laminados com espessura maior que 10 mm e massa superior a 100 kg, a base deve ficar inclinada, de modo que forme um ângulo de 90 graus com a superfície de apoio.

É importante ressaltar que a superfície de apoio do vidro, independente do modelo do cavalete, deve estar isenta de qualquer sujeira ou outros materiais, como restos de embalagens, cacos de vidro e alumínios que não sejam o lençois de apoio originais do cavalete.

Por último, a recomendação diz que tanto o armazenamento quanto a retirada de peças em cavaletes de dois lados devem ocorrer alternadamente entre os lados. Com isso, o risco de acidentes pode ser reduzido consideravelmente.

Precisa de máquinas para sua vidraçaria ?

A Gusmão pode oferecer as melhores opções do mercado vidreiro, confira o nosso catálogo


Comentários