logo Gusmão
Fale Conosco

(11) 3998-2020

Corte de vidro: Dicas valiosas para o seu trabalho


O corte de vidro que exige muita atenção dos vidraceiros, não importa se é feito de maneira manual ou automatizada: o procedimento requer muito cuidado, pois qualquer falha pode provocar acidentes em funcionários e trazer sérios prejuízos para vidraçaria, por isso a Gusmão separou algumas dicas:  

Use equipamentos de segurança

Todo profissional responsável pelo corte de vidro deve sempre usar os equipamentos de proteção individual (EPIs):

  • Óculos de segurança;

  • Luvas anticorte;

  • Mangotes anticorte;

  • Avental anti corte de corpo; 

  • Protetores auriculares adequados ao nível de ruído; 

  • Caneleira de proteção anticorte;

  • Bota com biqueira; 

  • Capacete (para o manuseio de chapas maiores que a altura do funcionário).

Transporte do vidro 

O vidro é um material delicado e deve ser manuseado da forma correta seja no tamanho médio ou grande precisam ser carregados com ajuda de no mínimo duas pessoas ou de equipamentos para transporte como cavaletes, ventosas manuais ou automáticas.

Mantenha o local de trabalho limpo

O acesso de pessoas no local de corte deve ser restrito e somente permitido aos profissionais autorizados que devem manter o local limpo. O chão deve ficar devidamente higienizado sem cacos ou quinas de vidros expostas no meio da passagem.

Armazenamento de vidro

No ambiente de corte não pode ter chapas de vidros encostadas nas paredes elas devem possuir espaço próprio, como cavaletes. Além disso, a área de transporte delas precisa estar isolada sempre que forem manuseadas. 

Corte manual

Muitas pessoas se arriscam para realizar o corte manual fazendo quase acrobacias subindo na mesa ou na chapa que será cortada principalmente quando são laminados, pois o corte nesse tipo de vidro deve ser realizado por no mínimo duas pessoas. Utilize produtos certificados e recomendados principalmente quando fizer o destaque, não use combustível, utilize óleos de corte.

Atenção: Nunca use produtos feitos à base de petróleo ou derivados. 

Mesa de corte de vidro automática

O acesso onde é realizado o corte automático deve ser restrito e limpo, o piso na área ao redor das mesas sempre limpos, sem pó para evitar risco de escorregões e quedas.

Não deixe a manutenção de lado, todas as máquinas devem passar por revisões, além disso se você precisar de um equipamento novo e com qualidade entre em contato com a Gusmão.

Lembre-se todo cuidado ao manusear o vidro é pouco, tenha atenção, pois você pode evitar acidentes fatais ou a perda de movimentos nas mãos provocados pela falta de cuidado no uso das máquinas. Além disso, acidentes podem provocar pausas na produção prejudicando a entrega dos produtos no prazo e causando grandes prejuízos financeiros para sua empresa.

Usar equipamentos de qualidade e se proteger sempre será a melhor solução.

Boa Sorte !  


Comentários