logo Gusmão
Fale Conosco

(11) 3998-2020

Como realizar cortes em vidro com segurança


Esse manuseio precisa ser realizado com total segurança e ser eficaz para não ocorrer perca do material, por isso listamos algumas dicas para realizar esse processo de maneira rápida e vantajosa pelo processo manual:

 

1- Equipamentos de proteção

Antes de tudo é importante contar com os EPIs - Equipamentos de Proteção Individual adequados.

Para realizar cortes em vidro com segurança você vai precisar de luvas e mangotes especiais para esta finalidade, assim como de avental anticorte para proteger o corpo todo. 

Os óculos de proteção irão proteger os olhos e, caso manipule chapas maiores, talvez necessite de capacete. 

Para qualquer tipo de manuseamento do vidro também são indicadas as caneleiras anticorte e botas com biqueira. 

 

2- Escolha do cortador

Em formato de caneta, o cortador de vidro é uma ferramenta pequena, com cerca de 15cm, fácil de ser transportado, e que não pode faltar na maleta de um vidraceiro para pequenos ajustes necessários ao instalar uma porta ou janela de vidro.

Escolher um cortador de vidro de qualidade é importante para garantir um corte preciso e acabamento perfeito, sem comprometer o resultado final de uma instalação. 

É importante entender como funciona o produto para poder escolher o mais eficaz, que garanta um corte preciso e acabamento perfeito. Um cortador de vidro ruim pode comprometer o resultado final e gerar desperdícios do material.   

 

3- Tipos de cortadores de vidro

Existem diferentes tipos de cortadores de vidro. Um dos mais utilizados por vidraceiros é o cortador de vidro com ponta diamantada, que se fixa firmemente no material e corta vidros de até 10mm. Sua vida útil é longa, podendo cortar mais de 10kg de vidro. 

Outro tipo de cortador de vidro é o de rolo, feito de uma liga extremamente dura de cobalto e tungsténio. O número de rolos de corte pode ser diferentes, mas os mais comuns são os de 4 a 6 pedaços. Indicado para vidros de até 7mm de espessura. 

Nem todos os cortadores de vidro vem com sistema de reservatório de lubrificação. Alguns dos produtos utilizados como lubrificante é o óleo e o querosene, inseridos através de bisnaga dosadora, que acompanha alguns produtos disponíveis no mercado. Há modelos para cortes retos ou curvos. 

Se o cortador de vidro for do modelo sem reservatório para lubrificante, vale passar, com a ajuda de pincel mesmo, um pouco de querosene nas pontas para melhorar a eficiência e durabilidade do cortador de vidro.

A Gusmão possui diversos modelos de cortador de vidro para o corte manual do vidro de marcas reconhecidas mundialmente. A empresa tem opções com rodízios ou pontas diamantadas, com ou sem lubrificadores.

 

4- Dicas para o corte do vidro

Preparo da superfície

Primeiramente, é importante que os vidros estejam limpos, livre de poeira e substâncias que possam interferir no procedimento.

 

Estrutura completa

Uma boa mesa de corte e réguas apropriadas complementam o processo. São ferramentas ideais para cortes retos, pois facilitam a operação e permitem alto nível de precisão métrica. 

 

Definição da parte a ser cortada

As áreas a serem cortadas sejam previamente definidas. Com o apoio de uma régua, deslize o cortador sobre o vidro, provocando um risco em baixo relevo para direcionar a medida desejada. 

 

Firmeza com suavidade

O cortador de vidro deve ser segurado firmemente, fazendo uma pinça com o polegar e dedos indicador e médio. 

Impulsione firme o suficiente para a precisão, porém não tanto para poder fazer o movimento de forma suave. 

 

Lapidação

Depois de destacar o vidro, é importante estar atento às microfissuras que surgem nas bordas. A lapidação é uma etapa fundamental do corte para eliminar essas fissuras, proporcionando um acabamento perfeito e segurança.

 

Processo automático

Além do processo manual, é possível realizar cortes no vidro de maneira automática, assim você aumenta sua produção com menor risco de acidente.

A Gusmão é especialista em máquinas para vidro, confira algumas mesas de cortes: 

 

Linha de corte de vidro, com carregamento de chapas automático e bilateral

 

Mesa automática de corte de vidro monolítico, ideal para corte reto e modelado 

 

Mesa de Corte Vidro Monolítico XY 

 

 

Clique aqui e veja a lista completa!

 

 


Comentários