Como funciona a impressão digital em vidro


A técnica da impressão digital em vidro é capaz de trazer inúmeros recursos artísticos ao material. Essa tecnologia imprime no vidro imagens, pinturas, fotos, texturas, grafismos e estampas em alta resolução de até 360dpi. 

Texturas de pedra e madeira

O aspecto perfeito permite que o vidro com impressão digital substitua outros materiais. Um exemplo são os vidros com impressão de texturas que imitam pedra ou madeira sendo utilizados em revestimentos.

Dessa forma, é possível ter a aparência de revestimentos diversos com todas as vantagens do vidro, entre elas durabilidade, facilidade de limpeza e superfície lisa.  

Revestimento em cozinhas e banheiros 

Podem ser imitadas texturas de pastilhas, com a facilidade de não ter rejuntes; em mármore, com a vantagem de resultar em uma estrutura mais leve; ou madeiras.

Neste caso haverá durabilidade maior em ambientes úmidos, lavados constantemente, o que não seria possível se o revestimento ou móvel fosse de madeira mesmo, pois iria apodrecer o material. Já o vidro pode ser molhado sem danos. 

Em boxes de banheiro podem ser impressas imagens, tanto fotos como pinturas, de paisagens, desenhos infantis, entre outras figuras.

Fachadas tornam-se cartões postais 

Por sua durabilidade e resistência, podendo ser aplicado em vidros laminados, é uma alternativa para fachadas, criando visuais incríveis, com imenso apelo estético.

Pode ser aplicada em fachadas inteiras, proporcionando projetos imponentes e muito diferenciados, que muitas vezes acabam se tornando referência em algumas regiões e até se tornando cartões-postais de cidades no mundo inteiro.

Fachadas com imagens de céu, mar, vegetação e outros tipos de paisagens acabam até camuflando-se em meio ao cenário real.

Duração de mais de 50 anos

O vidro com impressão digital mantém a qualidade de sua imagem e cores por muito tempo, pois, em seu processo de fabricação, a tinta se funde ao vidro, não desgastando a imagem nem desbotando as cores como acontece com os vidros pintados a frio. 

O material também é resistente ao sol, chuva e intempéries, e se mantém intacto por mais de meio século.

Amplas possibilidades de aplicação

A técnica pode ser utilizada em vários tipos de vidro, como laminados, insulados e até vidros jumbos. Assim, os vidros com impressão digital abrangem muitas possibilidades de aplicação, em portas, janelas, divisórias, móveis, boxes e fachadas. 

Só pode ser aplicado no vidro sem têmpera e após o processo se torna resistente também a ações mecânicas, já que será temperado durante a produção. Podem também ser aplicados diversos efeitos, como degradê e opacidade.

Como é feita a gravação das imagens? 

O processo é semelhante à serigrafia. As imagens são aplicadas ao vidro, com uma tinta cerâmica, e em seguida o vidro é aquecido a cerca de 600°C, aderindo ao material.

A diferença em relação à serigrafia é que a impressão digital trabalha com uma matriz no qual é gravada a imagem a ser impressa no vidro.

Dessa forma, é possível imprimir a imagem diretamente de um arquivo eletrônico, reproduzindo exatamente o que é visto na tela do computador. Por isso, podem ser criadas imagens exclusivas. As possibilidades de cores também são infinitas. 

 


Comentários