Beneficiamento do vidro: entenda como funciona


O beneficiamento de vidro é um processo que precisa de diversas etapas para o tratamento desse material, podendo impactar diretamente no resultado final, até que ele chegue ao consumidor.

A Gusmão sabe como todo esse processo é importante, por isso fizemos um artigo especial explicando como funciona o beneficiamento de vidros, para você que deseja trabalhar com esse tipo de serviço não tenha nenhum tipo de dúvida.

Como funciona o beneficiamento do vidro ?

Atualmente com o surgimento de novas tecnologias e possibilidades funcionais e estéticas das peças de vidro, estão surgindo muitas oportunidades inclusive para empresas que executam serviços como a instalação e manutenção desse tipo de material.

Por isso, muitas vidraçarias estão migrando os seus serviços para trabalhar com transformação de vidro.

Porém, perante a esse cenário, é necessário entender todas as tecnologias e opções disponíveis que envolvem o processo de beneficiamento de vidros e o tratamento do material, pois é algo vital para quem trabalha ou deseja atuar no setor.

Separamos um exemplo para que você possa compreender como funciona todas as etapas de beneficiamento de vidros. Confira abaixo:

  1. Extração da matéria prima;

  2. Transporte;

  3. Fabricação do vidro;

  4. Transporte;

  5. Uso do vidro;

  6. Restos de vidro utilizados;

  7. Transporte dos resíduos;

  8. Eliminação;

  9. Reciclagem;

  10. Reutilização do vidro reciclado.

Se for parar para observar toda essa cadeia produtiva, a etapa de beneficiamento dos vidros está dentro da fabricação do produto.

Nesse processo é realizado a transformação das chapas em peças cortadas e lapidadas podendo ser temperadas, laminadas, texturizadas, colorizadas e até reforçadas através de mais chapas, ampliando as opções e oportunidades tanto estéticas quanto funcionais desse material.

Atualmente é possível observar o uso de vidros temperados para box de banheiros, portas e outras estruturas de vidros com designers inovadores como: dobráveis, em formato circular, entre outros, graças a sua estrutura ele considera um dos vidros mais seguros e resistentes do mercado graças aos seus processos de beneficiamento.

Graças ao avanço contínuo da tecnologia para beneficiamento de vidro é possível aprimorar cada vez mais esse tipo material de acordo com a necessidade do cliente  e das normas da ABNT.  

Na maioria das vezes as empresas compram as chapas das fábricas, em seguida realizam o processo de transformação de vidros comuns em outros tipos de acordo com cada instalação e exigência das normas. 

É um excelente ramo de atuação para empresas que buscam novas possibilidades.

Mesmo você sendo vidraceiro ou distribuidor é importante conhecer melhor o processo de beneficiamento de vidros, para garantir os melhores parceiros, inclusive empresas que oferecem máquinas e equipamentos de qualidade como a Gusmão.

Quer adquirir equipamentos de qualidade para sua empresa ?

Conheça os produtos da Gusmão, acessando o catálogo da empresa que é referência no setor vidreiro. 


Comentários