A internet agiliza muitos processos e proporciona rapidez e facilidade de atendimento e retorno ao cliente, porém, muitas vezes o cliente deixa de fechar por não entender a proposta. Uma apresentação de orçamento apenas por escrito tira sua oportunidade de explicar o projeto e defender a qualidade de seu serviço, fazendo com que o cliente se direcione apenas pelo preço, fazendo comparações injustas com outros orçamentos.
Organização também otimiza seus processos e traz, consequentemente, mais resultados. Ao fazer a medição, anote as medidas, assim como todas as informações consideradas na avaliação, em uma ficha deste cliente para não ter retrabalho. Na hora que o serviço for contrato, o próximo passo será a execução, não havendo a necessidade de fazer novas medições.
Observe as necessidades que observou e sugira produtos e serviços adicionais. Às vezes de oferecer algo a mais e incrementar o orçamento é uma só. Ofereça também produtos diferenciados dentro do que foi solicitado. O cliente não sabe que quer algo que ele desconhece ou que não lhe foi apresentado.
A taxa de objeção pode ser diminuída garantindo uma boa primeira impressão. Vá ao cliente com uma boa apresentação, uniformizado, com ferramentas adequadas, uma boa trena e nível a laser. Faça uma auto-análise de como está sua barba, cabelo. São muitos detalhes que fazem o vidraceiro perder o cliente.
Além de passar uma impressão de profissionalismo pela apresentação, ferramentas e procedimentos adequados vão passar credibilidade e confiança. Se o cliente não o aprovou neste primeiro momento vai dar pouca importância a seu orçamento, não é pelo preço, é pelo valor que viu no seu trabalho.
Explique sobre as normas explicando que precisa ser um vidro laminado e porquê, por exemplo. Explique o que é norma técnica, porque o mais barato não vai garantir a segurança de sua família e quais os riscos de se optar pelo menor preço sem questionar a qualidade.