logo Gusmão
Fale Conosco

(11) 3998-2020

Tendência de grandes chapas exigem equipamentos para vidro jumbo


O vidro jumbo está cada vez mais presente nas instalações e projetos arquitetônicos. Profissionais têm procurado utilizar esse tipo de vidro para aproveitar ao máximo a iluminação natural e a integração entre ambientes. Por isso, o setor vidreiro tem investido em máquinas e acessórios para a fabricação e instalação dessas chapas, assim como equipamentos para o transporte do vidro jumbo. No Brasil, o vidro jumbo é fabricado em torno de 2,4m x 3,21m. O vidro jumbo mais aplicado em instalações é de 6,00m x 3,21 m, podendo ser temperado ou laminado, além da possibilidade das chapas passarem por diversos processos de beneficiamento como espelhação.

 



Em função do seu tamanho, as chapas de vidro jumbo são mais espessas e precisam ter 6,8 ou 10mm de espessura, não menos que 6mm para não quebrar, nem mais que 10mm para não ficar pesada demais. As chapas gigantes, como também são chamadas, podem pesar até 500 kg e durante o processo de laminação atingem uma tonelada. Por isso, o instalador também precisa ter equipamentos para vidro jumbo que garantam uma movimentação e transporte seguros.

O vidro jumbo surgiu no Brasil na década de 90 em pequenos volumes, que foram crescendo com tempo à medida que o mercado foi se adaptando e investindo em novos equipamentos e tecnologias. É possível encontrar o vidro jumbo em diversas instalações como: fachadas, guarda-corpo, visor de piscina, vitrina de lojas, entre outros. O vidro jumbo oferece aos projetos ampla visão sem interferências de recortes e esquadrias.

 

 



O mercado dessas chapas está crescendo cada vez mais no país, para as beneficiadoras as oportunidades são inúmeras, esse tipo de produto necessita de tratamentos de segurança que irão agregar valor ao produto. Prova disso é aumento significativo de temperadores que estão trocando de fornos para vidro jumbo e aumentando as possibilidades para laminação de jumbo. É também um mercado muito promissor para vidraceiros. Na opinião de especialistas, o vidro jumbo se tornará em breve um produto de alto valor agregado e acessível a todos os vidraceiros tanto por conta das ofertas de serviços e produtos como pela crescente demanda de projetos nessa área.


Pinça lateral para Vidro Jumbo


 

 

 

Um dos maiores desafios do vidro jumbo é a movimentação, pois ele necessita de transporte, manipulação e armazenagem dentro e fora da fábrica. A armazenagem necessita de várias pessoas e toda movimentação deve ser feita com equipamentos específicos, fabricados exatamente para este fim. A Gusmão está sempre antenada às tendências e necessidades do setor, por isso oferece a pinça lateral jumbo, com capacidade de 15.000kg, e dimensão máxima de 3,210 x 6,000. Para movimentação do vidro total com segurança, rapidez e com fácil descarregamento do colar de vidro de chapa jumbo.


Comentários