logo Gusmão
Fale Conosco

(11) 3998-2020

Gusmão Representações está há 30 anos no mercado oferecendo o que há de melhor para beneficiamento de vidro


Com 30 anos de atuação no segmento de máquinas para o beneficiamento de vidro, a Gusmão Representações chegou ao mercado com o intuito de assessorar vidraceiros no acesso a soluções e acessórios que melhor atendessem a suas necessidades. “Ao trabalhar na fábrica de vidros Providro, do Grupo Blindex, constatei a dificuldade que os beneficiadores tinham para resolver problemas ligados ao acesso a novos produtos e inovações tecnológicas”, afirma o diretor Yveraldo Gusmão, fundador da empresa.

Pioneiro em um mercado ainda carente de tecnologias mais avançadas para trabalhar o vidro, Gusmão deixou seu posto na Providro-Blindex, abriu um escritório de representações em São Paulo e procurou se atualizar junto às principais fábricas do Estado – como Santa Marina e a própria Providro – sobre as demandas de toda a cadeia do setor vidreiro. “Tudo acontecia a partir de São Paulo. Clientes de todo o Brasil dependiam de informações e materiais provenientes do mercado paulista. Foi assim que descobri que poderia ser útil ao montar um esquema que atendesse a todos os segmentos”, lembra o empresário.

Sem dispor de dados oficiais que pudessem ajudá-lo a direcionar a atuação de sua empresa, Gusmão iniciou ele próprio um trabalho de mapeamento, por meio de visitas a clientes de todo o Brasil, a fim de traçar um diagnóstico mais próximo da realidade apresentada pelo mercado na época. “A partir deste levantamento, passamos a buscar soluções e materiais que pudessem ser úteis ao beneficiamento do vidro. Começamos a investir em estoque de acessórios como corta-vidro, trena, silicone e ferragens, para atendimento imediato”, diz o diretor. Com escritório e depósito próprios, a empresa pôde aprimorar seus serviços de atendimento, fornecendo mercadorias para todo o território brasileiro. “Desde então esse ciclo só se intensificou, motivando-nos a investir em uma loja com mais estoque e mais opções. Hoje oferecemos mais de 600 itens diferentes. ”

Tradição italiana

Os parâmetros obtidos a partir da extensa pesquisa de campo empreendida por Gusmão possibilitaram à empresa não somente um relacionamento próximo e personalizado com seus clientes, como também trazer novidades ao mercado e encontrar parceiros fabricantes que abraçassem suas ideias.

Hoje, avalia Gusmão, o setor vidreiro nacional dispõe com facilidade das mais avançadas tecnologias encontradas no exterior. “Muitos players entraram no mercado e houve um expressivo aumento da demanda, além das feiras, que passaram a divulgar essas tecnologias”, diz. “Nosso foco atual é concentrar esforços em máquinas e produtos de ponta. ”

Para isso, a Gusmão conta com a parceria de fabricantes de peso, como as italianas Schiatti Angelo, empresa familiar com mais de 50 anos de mercado; Macotec, fabricante exclusiva de mesas de corte que disponibiliza assistência técnica online para prevenir paradas de produção; e Triuzi, fábrica de lavadoras também com meio século de experiência. Quanto aos acessórios e insumos, são fornecidos pela também italiana Fenzi.


Comentários