logo Gusmão
Fale Conosco

(11) 3998-2020

Dicas de manuseio e transporte de vidro


O manuseio e transporte de vidro é uma etapa delicada que precisa ser feita com muita atenção, tanto para segurança do profissional como para preservação do material. São necessários equipamentos adequados para manusear e transportar o vidro, que é um material frágil. Além dos equipamentos manuais já conhecidos, como as ventosas, investir em automatização pode aumentar a produtividade e agilidade do processo. Planejar o trajeto é uma dica essencial quando o vidro será transportado em mãos, principalmente quando for chapas grandes. A Gusmão separou as melhores dicas manuseio e transporte de vidro.
 

Equipamento de proteção individual para vidraceiro – EPIs

O profissional que for manusear o vidro precisa estar muito bem equipado com EPIs - equipamentos de proteção individual para evitar acidentes. Os equipamentos necessários são: óculos de segurança, luvas anticorte, mangotes anticorte, bota com biqueira e capacete . Na norma técnica ABNT NBR 7199 – Vidros na construção civil, alguns equipamentos são indicados: Sapatos ou botas, com sola que não derrapa, sem cadarços e com biqueira de proteção, luva resistente a cortes, óculos de proteção, mangote resistente a cortes, capacete, principalmente quando for em locais com pontes rolantes, que tenha vidros acima da cabeça, e utilização de cinto de segurança quando for realizar trabalhos em altura, conforme orienta a Norma NR35.

Equipamento para proteção individual

 

 

Vidro na Vertical

Saber manusear o vidro é a principal etapa do processo, para que o material mantenha a qualidade sem riscos ou trincas. Uma das dicas é fazer o transporte de vidro na vertical, ou seja, sempre deitado, por ordem decrescente de tamanho dos vidros: primeiro os maiores, em seguida os médios e por último os menores.


Transporte do vidro na vertical
 

Equipamentos de transporte de vidro

Existem diversos equipamentos para fazer o transporte de vidro, a primeira dica é verificar periodicamente a fixação e a vida útil desses equipamentos para evitar prejuízos e acidentes durante o manuseio. A cinta de aço é uma das formas mais seguras para movimentar pilhas de vidros e pode ser adaptada em empilhadeira, ponte rolante ou pórtico. O balancete é outro equipamento indicado para o transporte de vidro, pois é possível adaptar o equipamento para movimentação de apenas uma chapa. E por último, mas não menos indicados, estão os cavaletes para espelhos e vidros laminados. É importante verificar a amarração das escoras frontais e a fixação dos encostos para evitar o excesso de balanços. Essa fixação pode ser feita por cordas, cintas ou qualquer método que traga firmeza, além da proteção por meio de borrachas coladas com adesivo apropriado em todas as partes que tiverem contato com o vidro.

 

Equipamentos para transportar o vidro

 

Carga e descarga do vidro

Para carregar e descarregar os vidros esse processo pode ser feito manualmente, dependendo do tamanho da chapa é recomendável utilizar equipamentos apropriados para o transporte de vidro, evitando perdas que podem ocorrer devido às quebras.

 

Carga e descarga do vidro

 

 

Classificador de vidro 

Os colares, também utilizados na armazenagem, permitem movimentar as pilhas de vidro de maneira mais segura e também podem ser adaptadas às máquinas como empilhadeiras, pontes rolantes ou pórticos.

 

Classificador de vidro

 

Pinças e ventosas

Na movimentação aérea, as ferramentas empregadas incluem pinças e ventosas, importantes no transporte de vidro dentro e fora da fábrica. A pinça deve ser adequada ao tamanho e peso das chapas. 


 Ventosa para ponte monovia ou 12GB
 

 

Produtos da Gusmão para transporte e manuseio do vidro

 

Ventosas Manuais

O método mais utilizado e seguro para movimentação do vidro é a vácuo, feito através de ventosas por sugação pelo contato. A Gusmão oferece as ventosas manuais em diferentes modelos, entre eles a versão simples, com um ponto de sucção, dupla com dois pontos de sucção, tripla com três pontos de sucção, automotiva, 90º e de borracha, em diferentes dimensões. As versões manuais costumam suportar a partir de 20kg.

Ventosas manuais

 

 

Ventosas motorizadas

Para chapas muito pesadas, há as ventosas automáticas, disponíveis em equipamentos de movimentação e içamento do vidro. Algumas chegam à capacidade de suportar chapas de vidro com mais de uma tonelada, através de várias ventosas provocando a sucção simultaneamente. Há ventosas com até 12 pontos de fixação. O corpo da ventosa costuma ser em alumínio ou plástico sólido e o ponto de sucção emborrachado. Entre os modelos estão: 4GB, 6GB, 8GB e 12 GB para ponte ou monovia, com dimensões mínimas de transporte de 300x300 mm, com capacidade de até 1.200 kg.

Ventosa motorizada

 

 

Ventosa para ponte ou monovia 

A ventosa para grua manual 4GB 2C é um equipamento de sustentação e movimentação de cargas por sistemas de vácuo, com duplo circuito de segurança. Tem função manual com rotação de 360°, função de basculamento de 90° e alimentação de 220 V. C.A. Pode ser utilizada para instalações de sacadas e pele de vidro, bem como para uso interno para movimentação de chapas de vidros. Tem capacidade de carga de até 600kg e as seguintes dimensões: normal - altura: 962mm, largura: 610mm e espessura: 410mm. Basculada-  altura: 813mm e largura: 637mm.

Já a ventosa 4GB 2C motorizada tem duplo circuito de segurança, função motorizada com rotação de 360°, função de basculamento de 90° e alimentação de 220 V. C.A. A capacidade de carga é de até 600kg. Dimensões: normal - Altura: 1436mm, largura: 875mm e espessura: 680mm. Basculada - altura: 1195mm e largura: 921mm.

Ventosas para ponte ou monovia

 

 

Pinça

A Gusmão oferece três diferentes modelos de pinça para transporte do vidro, a pinça para chapa de vidro tem capacidade de até 1.000 quilos. A Pinça para Grua da fabricante Rial é para gruas e pontes rolantes e atende às novas exigências de segurança para o transporte interno de chapas. Já a Pinça Lateral Jumbo da Gusmão possui capacidade total da pinça em 15000 quilos e transporta a chapa jumbo com rapidez e agilidade. 

Pinça lateral para vidro jumbo

 

 


Comentários